A constante expansão populacional do nosso país vem causando a diminuição do metro quadrado dos novos imóveis. Essa, inclusive, é uma tendência mundial, principalmente nas grandes metrópoles. Além disso, a constituição da maioria das famílias atuais, que são menores do que antigamente, também é um fator que contribuiu para que as construções ganhassem um tamanho cada vez menor.
No entanto, morar em uma casa pequena não significa que os cômodos serão apertados e que você terá a sensação de viver confinado em uma caixinha de fósforos. Afinal, a arquitetura contemporânea também se moldou e evoluiu, desenvolvendo diversas técnicas e dicas para ampliar ambientes pequenos.
Se você quer saber quais são esses truques que farão com que sua casa pareça maior do que realmente é, então, continue a leitura e veja nossas 4 dicas!
1. Integre os cômodos derrubando paredes
Essa técnica é uma das primeiras que devem ser feitas para que o imóvel pareça ser mais amplo do que ele é. Mas, apesar de todos os ambientes poderem ser integrados, é preciso que haja também uma ligação visual entre eles, como a padronização dos pisos e algum tipo de separação, que pode ser feira com biombos de vidro, balcões ou portas de vidro.
É preciso ter em mente que as atividades desempenhadas em um determinado espaço da casa não atrapalhem aquelas que são realizadas em outros locais.
2. Invista em uma iluminação adequada
Todo o projeto luminotécnico de um ambiente pequeno deve ser feito de modo que o espaço pareça mais amplo. Para isso, a dica é apostar em uma iluminação indireta, como spots de luz embutidos, sancas ou painéis iluminados em colunas e paredes.
Além disso, em ambientes de relaxamento como salas e quartos, é importante sempre utilizar a luz amarela em vez da branca.
3. Use a regra dos 80/20 na hora de colorir ambientes pequenos
A regra dos 80/20 consiste em utilizar 20% de cor e 80% de neutralidade em um ambiente, especialmente os de menor metro quadrado. Isso, além de deixar o espaço mais “limpo” e dar a sensação de amplitude, fará com que os 20% de cor enfatizem apenas pontos estratégicos do cômodo, dando uma grande diferença na visão geral do local.
4. Utilize vidros e espelhos
Como dito acima, para separar e ao mesmo tempo ampliar os ambientes que foram integrados, um bom truque é utilizar biombos ou portos de vidro. Porém, para garantir a segurança da sua família e evitar a entrada de raios solares danosos, é importante colocar películas protetoras nessas portas.
A utilização de espelhos de corpo inteiro em corredores e salas de estar ou de jantar também é uma ótima opção para ampliar esses cômodos. Isso porque, ao se olharem no espelho, as pessoas terão a sensação de que o espaço é projetado além dessa imagem, tendo a impressão de amplitude e elegância.
Existem diversas dicas para ampliar ambientes pequenos, mas a principal delas é a contratação de profissionais habilidosos e de empresas que entreguem produtos de qualidade e personalizados.
E então, gostou do artigo? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais e dissemine informações úteis para seus amigos e seguidores!
Comments