No mercado de trabalho atual, a qualidade de vida e as chances de aprendizado são fatores de grande peso e importância para os colaboradores. Afinal, eles desejam aprender mais, compartilhar conhecimentos e vivências com seus colegas e trabalhar melhor, aumentando o desejo de contar com ambientes integrados nas empresas.
Para isso, é interessante entender o que são e como funcionam esses ambientes, já que sua adesão é uma novidade para muitas empresas que ainda possuem espaços de trabalho mais tradicionais. Além disso, é interessante entender como integrar e quais os benefícios desse processo.
Explicamos agora o que são ambientes integrados, como fazer a integração em sua empresa e quais são os principais benefícios desse tipo de ambiente. Veja detalhes no conteúdo abaixo e tenha uma ótima leitura!
Entenda o que são ambientes integrados
Quando falamos de ambientes integrados, estamos tratando de ambientes que são planejados para se comunicarem entre si, o que significa que eles são pensados de forma a facilitar a comunicação entre eles e também a circulação do ar e a luminosidade.
Em ambientes empresariais, a integração de ambientes também possui algumas vantagens, como a economia de espaço e infraestrutura, a maior interação entre diferentes equipes e departamentos e também o desenvolvimento de projetos em conjunto, que funcionam de forma muito mais eficiente.
Além disso, os ambientes integrados são tendência no Brasil e no mundo, permitindo que as empresas criem espaços de interação e convivência, onde os colaboradores se sentem motivados a participar de interações saudáveis e a partilhar conhecimentos.
Saiba como integrar ambientes na empresa
Agora que você entendeu o que são ambientes integrados e sua aplicação nas empresas, é interessante também saber como é possível integrar ambientes no espaço empresarial. Explicamos abaixo algumas das estratégias que permitem realizar a integração de forma mais eficiente. Confira:
use elementos que conectem as estações de trabalho: antes a tendência dos ambientes de trabalho era apostar nas divisões entre as estações de trabalho, visando diminuir a interação entre os colaboradores. No entanto, atualmente entende-se que a interação entre os profissionais oferece resultados melhores, aumenta a produtividade e reduz custos, melhorando também a qualidade de vida dos colaboradores;
faça a divisão sensorial com recursos: para criar ambientes distintos, mas integrados, é recomendado utilizar recursos como elementos decorativos, mobília ou mesmo tapeçaria para criar espaços de descompressão e de reunião, por exemplo, em ambientes integrados;
use películas como divisórias para ambientes: também pode ser interessante utilizar películas arquitetônicas como uma ferramenta para criar divisórias entre ambientes, aplicando diretamente em vidros e diminuindo as barreiras físicas entre um espaço e outro.
Entenda os benefícios dos ambientes integrados nas empresas
Também é interessante saber quais são os benefícios que os ambientes integrados oferecem para sua empresa. Veja alguns deles abaixo e entenda como sua empresa pode se beneficiar:
ganho de produtividade;
fortalecimento do espírito colaborativo;
redução de custos e aumento da receita.
Como é possível perceber, criar ambientes integrados no interior das empresas é um processo interessante e que traz diversos benefícios para a equipe. Além de garantir espaços mais confortáveis e atrativos, melhoram a qualidade de vida dos colaboradores.
O que você achou de entender como é possível integrar ambientes na empresa e também os benefícios de ter ambientes integrados em sua empresa? Se você gostou e deseja acompanhar nossos conteúdos, curta nossa página no Facebook!
Comentarios